quarta-feira, 18 de maio de 2011

Irracionais?! Nem tanto...

O que mais distancia e diferencia os seres humanos dos demais animais é seu encéfalo altamente desenvolvido, com capacidade de pensamento lógico, raciocínio e comunicação através de fala. Por causa dessas e algumas outras poucas características, nos damos ao luxo de dizer que somos seres evoluídos e mais inteligentes. Pode até ser verdade, afinal nunca se provou de fato que outros animais são tão evoluídos quanto os "homens", mas é incontestável a inteligência e raciocínio de muitos bichinhos. Sem levar para o lado dos chimpanzés e golfinhos, que além do mais vivem em ambientes mais hostis na "natureza selvagem", puxo a sardinha pro lado dos animais domésticos mesmo, cachorros, gatos, passarinhos ou seja lá qual for o pet.


Hoje em dia, animais domésticos não são mais meros animais criados no quintal, comendo restos de comida e que balançam o rabo toda vez que estão felizes. Que abanam o rabo, isso não muda, mas o estilo de vida desses animaizinhos mudou muito ao longo dos anos, e como!


Existem pet shops com serviços exclusivos que vão muito além do banho e tosa, vendendo artigos de luxo e mimos que muitas vezes parecem até irreais, pela sofisticação (e preço). Ter um cachorro é muito mais caro do que se pode imaginar, banho toda semana, rações importadas e hipoalergênicas enriquecidas com vitaminas, almofadas de seda... Banhos de ofurô, patacuri (serviço para fazer as unhas do bicho), acredite, isso existe, e por aí vai... A lista é longa.



Se é frescura ou não, cabe a cada um fazer seu julgamento. Muitas crianças não possuem nem a metade de todo esse conforto e estilo de vida, mas também não quer dizer que seu pet não mereça um tratamento vip (tá pagando!), acredito que vai da condição financeira de cada um, e das escolhas.


É possível encontrar na internet inúmeros vídeos de animais sendo fofinhos, engraçados, e inúmeras peripécias que é difícil acreditar que tal bichinho não pensa ou não é racional. Todos são dotados de emoção, expressão facial, e muitas vezes arrancam gargalhadas de nós, "seres evoluídos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário