quarta-feira, 11 de maio de 2011

Design Gráfico + Contexto = Arte?!


O poder da comunicação visual, especialidade essa do designer gráfico, pode romper barreiras quando interligadas com outras áreas, essa comunicação faz bem mais do que comunicar,ela vende, influencia, modifica os padrões sociais, e quem sabe pode ser até mesmo chamada de arte.

Ok, design não é arte, mas convenhamos que ambos caminham lado à lado, e por que não dizer que uma peça gráfica, criada por algum designer também não pode ser considerada arte?
Tudo depende do contexto inserido, da crítica social, e do impacto que determinadas peças tem nas pessoas.



Afinal de contas, seja arte, design, ou publicidade, todos tem o mesmo objetico, o de comunicar e atingir determinado público alvo, todos se preocupam com as cores, sensações, impacto, forma, tamanho, hora e local.

Além dessa "briga" entre o que é design ou o que é arte ainda tem espaço (    de sobra!    ) para enquadrar o ilustrador nisso tudo. Afinal, ele é somente um desenhista, alguém com habilidades manuais na área de desenho, ou ele também projeta, planeja, utiliza metodologias?! A resposta é simples, é a mistura de ambos. Todo ilustrador possui habilidades na área de desenho e ilustração além do que um mero designer é capaz de oferecer, e sim, ele também se preocupa com a adequação de seu projeto à determinado veículo onde será publicado.


Juntando tudo isso, design, arte, ilustração, comunicação visual, a peça chave ainda utilizada nas mídias é o papel da fotografia, e a manipulação das imagens por parte do designer, a ponto de passar uma mensagem idealizada, por exemplo, por um publicitário. E por essas áreas se conectarem e fundirem com tanta freqüência, é que surgem as polaridades e discussões, mas no fim, um não trabalha e não está completo sem a ajuda do outro.



No fim das contas, design não arte, ilustrador também é designer, publicitários, fotografos e designers precisam trabalhar juntos, e, dependendo co contexto inserido, tudo isso junto pode se tornar uma obra de arte.
Concorda?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário