quinta-feira, 12 de maio de 2011

Boa Ideia!


Quem nunca teve uma ideia super genial e quando pensou em colocar em prática percebeu que alguém já havia tido a mesma ideia antes?! Tirando a sensação de frustração, não desanime... Hoje em dia não basta só ser criativo, tem que ser também mais rápido. É como se a velha lei da selva, onde o mais forte, rápido, esperto e ágil sobrevive, estivesse voltando remodelada e adaptada para os tempos modernos, em que a selva, não é mais feita de floresta, árvores e frutas exóticas e sim passa a ser a selva digital (que pela analogia também possui inúmeros predadores, por isso cuidado).



Ideias normalmente surgem de necessidades, e a genialidade vem na solução de determinados problemas ser de forma confortável, prática ergonômica e, porque não, bonita. E a internet está cheia desses exemplos criativos e diferentes, que muitas vezes desafiam as leis da física, mas no fim, tudo dá certo.





O fato é que todo mundo adora novidades, gosta tanto que não conseguimos mais viver no mesmo ritmo de antigamente, quando uma ideia revolucionaria custava muito a surgir, a ser desenvolvida e popularizada. Vivemos o extremo contrário dessa realidade arcaica. São tantas soluções diferentes e inovadoras, muitas vezes com a mesma finalidade, que nos damos ao luxo de poder escolher o que nos agrada mais. Com isso surge outro desafio: "Como nos destacar no meio de tanta oferta?" e também "Como ser mais rápido e proativo?".


 Uma boa dica é sempre ficar atento ao universo que você está inserido. Pra que tentar achar a solução genial para o problema da moradia dos Inuites no Ártico, sendo que inúmeras ideias podem estar na frente do seu próprio nariz, atendendo e solucionando certa gama de pessoas próximas à você. Quando o homem que inventou o velcro saiu para passear com seu cachorro e percebeu uma planta que se grudava à barra de sua calça e sapato, ele até então não sabia que seria um revolucionário na forma de fechar e abrir abotoaduras de roupas, que até então eram feitas na base de inúmeros botões. Quando surgiu o zíper então?! Outra ideia genial para solucionar o mesmo problema de forma diferenciada, com o surgimento de outros tecidos como o jeans. Se no futuro surgir outros tipos de tecidos e formas alternativas de vestuário, uma nova gama de mercado está aberta mais uma vez na área de fecha/abre de roupas, calças, vestidos, sapatos, bolsas...  Resumindo, você também pode ter uma boa ideia em cima de outra ideia já existente, melhorando ou adaptando ela a outra realidade, e também sair ganhando com isso.





O negócio é sempre enxergar o copo de oportunidades sempre "meio cheio" ao invés de meio vazio, e assim conseguir enxergar na realidade algumas alternativas para viver melhor e reciclar aquilo que já conhecemos, sem esquecer-se de um detalhe, seja rápido! Ou alguém fará você engolir poeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário