domingo, 15 de maio de 2011

Alta Gastronomia

"Quanto mais se sabe, mais se sofre", já dizia minha mãe. E faz muito sentido, em vários sentidos. Levando essa frase para o lado gastronômico da história, quando a gente se acostuma a comer e beber iguarias consideradas de qualidade superior (e preço também), fica difícil voltar a comer qualquer coisa mais simples achando uma delícia ou sem estranhar muito.


Pode parecer frescura, mas acostumar com o que é bom é muito fácil, e voltar à simplicidade gastronômica é quase impossível. Experimente começar a consumir vinhos mais caros, queijos mais nobres, bolos e tortas mais requintadas, e me prove o contrário.


O que mais me chama a atenção na Alta Gastronomia são, muitas vezes, a beleza e apresentação do alimento, sem levar em consideração o sabor em si. Verdadeiras obras de arte, com os mais minunciosos detalhes enchem os olhos e são a prova de que comemos com os olhos também. Você já pensou em comer um bolo que mais se parece com uma bolsa de marca - e ainda vem com alguns acessórios?! sim, essa foto abaixo é um bolo! acredite!



Apesar de todo esse requinte, muitas dessas receitas não são muito complicadas de se fazer, porém levam ingredientes mais nobres, como frutas vermelhas (mirtilos, amoras e cerejas...), que muitas vezes não são tão acessíveis ou fáceis de se encontrar. Toda essa segmentação gastronômica possui seu nicho de mercado específico, e um público alvo mais restrito. Nem tudo é pra todos, afinal vivemos eu uma sociedade capitalista e segregada. A maioria das pessoas não sabe nem o que é um macaroon, quanto mais já comeu um. É como diz meu amigo Zeca: "Você sabe o que é caviar?! nunca vi nem comi eu só ouço falar!" Mas independente de tudo, ainda podemos olhar e apreciar, e mesmo sem ter nunca provado, ficar de água na boca!



Nenhum comentário:

Postar um comentário